Fone/Fax: (11) 4796-5905 | (11) 4726-1203
E-mail: contato@nrcengenharia.com

área de clientes

esqueceu a senha?

Guararema

Guararema

Projeto: MACRO-DRENAGEM DO MUNICIPIO

A Prefeitura de Guararema procurou a NRC para encomendar um Plano de Manejo de Águas Pluviais. O objetivo do projeto era fornecer para a administração em exercício subsídios técnicos e institucionais que permitissem reduzir os impactos das inundações e criar as condições para uma gestão sustentável da drenagem urbana. Para tanto, deveriam:

- Definir ações estruturais e não-estruturais, integradas ao Plano Diretor Municipal e ao sistema de saneamento da cidade, para a redução dos riscos de inundação, redução da erosão e melhoria da qualidade das águas superficiais.

- Apresentar um plano de ação global e um plano de ação específico para cada bacia hidrográfica do município;

- Definir as metas de melhorias a serem alcançadas e um plano de investimentos para se chegar a essas metas incluindo: orçamentos das medidas de controle propostas, estudos de benefício-custo, identificação de fontes de recursos e da capacidade de investimentos.

O Plano deveria ser fundamentado nos seguintes princípios:

- Abordagem interdisciplinar no diagnóstico e na solução dos problemas de inundação;

- Bacias hidrográficas como unidades de planejamento;

- Soluções integradas ao meio ambiente;

- Soluções economicamente viáveis que apresentem relações benefício/custo adequadas;

- Controle do excesso de escoamento superficial na fonte, evitando a transferência dos impactos da urbanização para jusante;

- Medidas para a redução da erosão do solo em encostas e margens e leitos dos corpos de água e, conseqüentemente, do assoreamento do sistema hídrico;

- Controle dos impactos, sobre o sistema de drenagem, provocados por novos empreendimentos.

Para botar o projeto em prática a NRC , primeiramente, consolidou um plano de trabalho. O segundo passo foi preparar as bases cartográficas. Em seguida, realizou o levantamento dos dados coletados durante o processo, cadastrou as informações no sistema, formulou os cenários, realizou o diagnóstico e o prognóstico das inundações, a otimização das medidas estruturais de controle, os levantamentos complementares de campo, os anteprojetos das medidas estruturais de controle, a proposição de medidas de controle não-estruturais, a análise de custo-benefício, a elaboração do programa municipal de manejo de águas pluviais, a divulgação do plano e discussão com a comunidade e, por último, a elaboração do manual de drenagem urbana.

O projeto durou 6 meses e foi um sucesso. Através dele, o Município de Guararema poderá traçar um plano diretor para a tomada de decisões para o futuro das regiões de manejos e decisões que envolvem questões ambientais.


 

Endereço:
R.Julio Perotti, 65 | Socorro
Mogi das Cruzes-SP | CEP:08780-810

Copyright® 2017 - NRC Engenharia

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais